Em meus artigos, tenho escrito repetidas vezes que a mente humana é um sistema energético dividido em níveis. Este é um conceito fundamental a ser entendido.
A energia psíquica ativa é aquela que está agora na sua consciência, ocupando seus pensamentos. Energia potencial é aquela que você acumulou através de suas experiências de vida e herdou de seus ancestrais até a mais longinqua origem de nossa espécie.
Quando falamos em energia psíquica potencial, falamos de algo que esta latente e pode se manifestar dependendo das circunstâncias. A energia potencial despertada poderá ter um impacto positivo ou negativo sobre seu desempenho e saúde.
A energia que vem do inconsciente é a nossa energia psíquica potencial;quando falamos dela é sempre importante que os sentimentos inconscientes são os que possuem a carga maior. Existem idéias no inconsciente, mas mais importante que elas é o que elas representam emocionalmente pra você.
Os conteúdos que sao armazenados fora da consciencia podem ser boas ou mas lembranças e tendências que sempre estarão lá, em seu inconsciente ou pré-consciente, emitindo suas cargas emocionais. Estas cargas interferem no seu balanço energético, mesmo que você não perceba.
Tudo o que passa a fazer parte das dimensões potenciais da mente humana ( que chamamos inconsciente e pré-consciente) torna-se algo capaz de ser revivvido aqui e agora com a mesma intensidade dramática com que ocorreu no passado. Estes registros estão além do tempo e do espaço, são imortais. Isto é muito importante para entendermos certos sintomas, certas reações que temos e que muitas vezes nos parecem desproporcionais. Tomemos exemplo: você talvez não entenda porque se sente especialmente deprimido (a) neste momento de sua vida, porém se formos investigar é provável que encontremos algo semelhante ao que você sofreu no passado se repetindo agora. Digamos que você sofreu muito com a perda de um de seus pais, por morte ou separação, quando ainda era uma criança. Hoje pequenas perdas, mesmo aquelas que são racionalmente entendidas como não significativas, podem fazer com que vc reviva o mesmo estado de ânimo que experimentou quando separou-se daquela pessoa querida.
As cargas afetivas potenciais estão armazenadas no inconsciente, em nossas lembrancas, e sempre prontas a serem transferidas para tudo o que vivemos no presente. Até mesmo o que buscamos, nossos desejos e sonhos, estão influenciados por estes conteúdos,assim como nossos medos e limitacoes ligam-se a estas lembranças que podem estar apagadas, mas continuam impregnadas de energia potencial.
Existe um fenômeno muito interessante descrito por Freud: a "compulsão à repeticão". Através deste mecanismo, procuramos repetir circunstâncias de nossas vidas, mesmo as negativas (e principalmente elas) na tentativa de "consertar-mos" a situação.É como se nosso inconsciente pressionasse para que repitamos o que não deu certo, repitamos as experiências que trazem em si uma carga de sofrimento armazenado como lembrança. O objetivo seria que pudéssemos reviver e modificar o registro desta energia através de uma nova experiência que possa substituir a anterior com novo e mais positivo desfecho, no entanto, devido à compulsão a repetir o mesmo modo de pensar agir e sentir, as circunstâncias tendem a novamente evoluir de forma desfavorável. Imaginemos que este mecanismo é semelhante a um quadro que voce pinta e cujo resultado é insatisfatório, então voce deseja refazer esta pintura até que ela esteja a seu gosto. É um tipo estranho de comportamento, pois quando o trazemos para a vida geralmente serve apenas para repetir a frustracao e tornar mais forte a carga emocional negativa a ela ligada, por isto é um comportamento entendido como patológico: o mais racional seria não repetir-mos o que nos fez sofrer e deu errado, no entanto ficamos fixados a experiência, repetindo-a sem ter consciencia do que fazemos. Podemos pensar que seja uma tendência masoquista, e de fato há um componente assim, mas ha também um componente de esperanca que nos leva a crer que desta vez algo sairá diferente e a má lembranca será substituida por uma outra, bem sucedida.
A compulsão a repetir e um tendência humana que representa a contínua entrada de material do inconsciente para a consciencia, fazendo com que nosso comportamento atual seja negativamente afetado pelas marcas do passado. A compulsão a repetir pode ser perigosa no sentido de que não permite que vivamos algo realmente novo,ficam,os apegados ao que foi ruim. Isto pode ocorrer nas relacões interpessoais, profissionais e em quaisquer areas de nossas vidas, então é bom estarmos atentos aos padrões de sentir, pensar e agir que se repetem muitas vezes em nosso dia a dia e que tem mau resultado sobre nosso desempenho, nosso nivel de energia e bem estar, e sobre os resultados concretos que obtemos. Conhecer nossas tendências incoscientes nos ajuda em muitos aspectos. Se nos conhecemos bem, dificilmente seremos enganados por nós mesmos. Sim é estranho dizer isto, mas frequentemente somos enganados por nós mesmos e depois dizemos: "eu sabia que isto iria acontecer". Dominar a si mesmo é conhecer nosso inconsciente e nossas tendências e limitações. O termo dominar não se refere a reprimir, ao contrário, se nos conhecemos bem não precisamos reprimir, estamos no controle consciente de nossas ações, sentimentos e reações. Chegar a este ponto requer um certo esforço e tempo para prestarmos atenção a nós mesmos, fundamentalmente requer nosso desejo de agirmos conscientemente porque isto melhorará nossa qualidade de vida e o nível de energia de que dispomos para todas as questões de nossas vidas,ou seja: nosso desempenho se eleva porque não agimos de modo inconsciente e ao invés da compulsão a repetir passamos a agir de forma mais livre e criativa à todas as circunstâncias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário